sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Renúncia de Bento XVI



Credo in Unam, Sanctam, Catholicam et Apostolicam Ecclesiam
***
DISPONIVEL NO SITE DO INSTITUTO PLINIO CORREA DE OLIVEIRA:


 
Ante o transcendental e histórico anúncio da renúncia ao Papado por parte de Bento XVI, acolhemos oportuna sugestão que recebemos no sentido de ampliar a seção ESPECIAL dedicada à coletânea dos documentos públicos do Prof. Plinio relativos a diversos pontificados, sobretudo a partir de Pio IX até João Paulo II inclusive. Proporcionam eles importantes pontos de referência para análise – sob o prisma histórico e contra-revolucionário – da grave conjuntura em que se encontra a Santa Igreja nos presentes dias. Tal ampliação será feita na medida de nossas possibilidades, mas nossos estimados visitantes já dispõem de farto material à disposição.

É oportuno igualmente recordar o que escreveu Plinio Corrêa de Oliveira em sua obra-mestra “Revolução e Contra-Revolução”, em seu Posfácio de 1992:

Em meio a esse caos, só algo não variará. É, em meu coração e em meus lábios, como no de todos os que vêem e pensam comigo, a oração transcrita ao final da Parte III
Levanto meus olhos para ti, que habitas nos céus. Assim como os olhos dos servos estão fixos nas mãos dos seus senhores, e os olhos da escrava nas mãos de sua senhora, assim nossos olhos estão fixos na Senhora, Mãe nossa, até que Ela tenha misericórdia de nós’.
É a afirmação da invariável confiança da alma católica, genuflexa, mas firme, em meio à convulsão geral. Firme com toda a firmeza dos que, em meio da borrasca, e com uma força de alma maior do que esta, continuarem a afirmar do mais fundo do coração: ‘Credo in Unam, Sanctam, Catholicam et Apostolicam Ecclesiam’, ou seja, Creio na Igreja Católica, Apostólica, Romana, contra a qual, segundo a promessa feita a Pedro, as portas do inferno não prevalecerão“.

Nenhum comentário:

Postar um comentário